IE10 e Firefox ganham ferramenta para testes remotos de páginas de web móveis baseadas em HTML5

Boa nova para os desenvolvedores de HTML5 móvel: a ferramenta Weinre, para debug remoto de páginas HTML5, agora também pode ser utilizada com Internet Explorer 10 e Firefox! Graças às contribuições da comunidade dadas ao suporte técnico da Microsoft Open Technologies, a ferramenta não mais está restrita aos browsers baseados em Webkit.

O Weinre (acrônimo para WEb INspector REmote) é uma ferramenta de debugging HTML5 desenvolvida para solucionar os desafios de testar e solucionar problemas nas páginas de internet para dispositivos móveis. Ela é parte dos projetos Apache Cordova e tem a proposta de ajudar os desenvolvedores a fazer o debug em suas páginas de internet móvel ou de apps móveis baseados em Cordova. Além disso, permite fazer inspeção DOM remotamente e normalmente garantem muito mais fácil que uma página HTML5 será renderizada e se comportará adequadamente em cada dispositivo.

Se você já tem familiaridade com as ferramentas F12 no IE, Firebug no Firefox ou Webinspector no Chrome, então se sentirá em casa para fazer o debug de páginas HTML5 em dispositivos móveis.

De qualquer forma, separamos este vídeo para você conferir uma demo da Weinre sendo usada para o debug de um app baseado em HTML 5 no Windows Phone 8.

Caso você ainda não esteja por dentro dessas ferramentas, vale dar uma lida neste post publicado no início do mês no blog Interoperability@Microsoft. Lá você vai encontrar mais informações sobre como utlizar a Weinre mais facilmente.

Sobre Porta25

O Porta25 é o portal de interoperabilidade da Microsoft, aqui você vai conferir novidades dos projetos de tecnologia que estão sendo desenvolvidos e que estão em produção. Bem como o andamento e introdução de novos padrões de mercado.

Tags: , , , , ,

Voltar para as notícias

Os comentários estão encerrados.