Azure garante escalabilidade para entrega dos resultados nas eleições da Tunísia

A Medianet é a empresa responsável por divulgar os resultados da primeira eleição presidencial livre na Tunísia em mais de 50 anos. No entanto, os servidores que eles utilizavam não conseguiam suportar a demanda dos milhares de visitantes ao seu site na web.

Um mês antes das eleições presidenciais, a Tunisia conduziu sua primeira eleição parlamentar desde a adoção de sua nova constituição, em janeiro de 2014. Durante essa eleição, a consultoria Sigma Conseil trabalhou com a Medianet para ajudá-la na publicação das pesquisas de intenção de voto. Os cidadãos da Tunísia estavam ansiosos por saber os resultados. Porém, à medida que mais e mais pessoas acessavam o servidor da Medianet, o site ficava sobrecarregado e saía do ar.

A Medianet sai rapidamente em busca de opções para exitar que os problemas se repetissem durante as eleições presidenciais. “Se quiséssemos continuar com a mesma solução no mesmo site de hospedagem, a única alternativa seria fazer o upgrade para um servidor com mais recursos”, disse Ali Khader, chefe de projetos da Medianet. Mas isso ainda não resolvia a necessidade de escalar capacidade em períodos de pico de demanda.

Ao invés disso, a Medianet escolheu mudar para o Microsoft Azure. “Ao mudar para o Azure, ao invés de adicionar recursos à infraestrutura já existente, acabamos na realidade reduzindo recursos de servidor, migrando para um servidor com menos capacidade. Com as facilidades de escalabilidade oferecidas pelo Azure, quando temos muitos usuários acessando o site, o sistema adiciona recursos automaticamente. E quando esse grande número de pessoas deixa de fazer solicitações, os recursos são minimizados para o mínimo necessário”, explica Khader.

Desta maneira, a empresa estima que conseguiram reduzir custos em mais de 83%. Mas ainda mais importante que economias de custos é o fato de que a empresa conseguiu migrar todas as suas aplicações e dados para o Azure em apenas 24 horas, incluindo software open source, como os bancos de dados MySQL e os sites desenvolvidos em PHP. O Azure rodos todo o sistema sem a necessidade de qualquer modificação de código.

Leia aqui a história completa da Medianet com Microsoft Azure.

 

Sobre Vinícius Souza

O Vinicius Souza tem foco em desenvolvimento, em especial de Windows 8 e Azure, além disso tem experiência em algumas tecnologias Open-Source de desenvolvimento e conduz várias ações com a comunidade para projetos envolvendo Interoperabilidade vejam seu blog http://aka.ms/visouza e o seu Twitter:http://twitter.com/vbs_br. O Vinicius é aficionado por games, ficção científica, estuda guitarra, faz passeios de bike em trilha e é entusiasta de automodelismo (Buggy 1/8) nas suas horas vagas.

Tags: , , , ,

Voltar para as notícias

Os comentários estão encerrados.