Interseção entre open source e cloud está no radar da comunidade de código aberto

A interseção entre o código aberto e a computação em nuvem está no radar da maioria dos representantes da comunidade open source. Esta foi uma das constatações de Sandy Gupta, gerente geral de estratégias técnicas e de marketing para o Grupo de Open Source da Microsoft, em sua participação no 5º Summit Mundial de Open Source da China.

Em um post publicado no blog Port25, Gupta comentou que representantes da Apache Software Foundation, Linux Foundation, CS2C e Red Flag, entre outras associações, falaram das oportunidades e desafios relacionados ao código aberto na China.

“Para muitos clientes, cloud significa a capacidade de desenvolver e rodar uma nova geração de aplicativos escaláveis e, ao mesmo tempo, reduzir seus gastos de capital. Eles esperam que a nuvem seja uma plataforma disponível e altamente escalável para criar esses aplicativos que ajudarão a diferenciar suas soluções das de seus concorrentes”, disse o executivo no post.

Gupta disse ainda que o benefício do open source para a cloud pode vir de diferentes maneiras: desde a capacidade de utilizar as linguagens e ferramentas de sua escolha e com as quais estão familiarizados, como PHP, Java, Ruby, Mono, Eclipse, etc – até SDKs de fornecedores de soluções em nuvem que oferecem códigos que podem ajudar a simplificar a adoção das nuvens no modelo de plataforma como serviços (PaaS), como o Windows Azure.

No post, Gupta explica que o SDK de Interoperabilidade e Aceleradores de Soluções do Azure fazem exatamente isso: desenvolvedores de .Net, Tomcat/Java,PHP, Ruby e MySQL, entre outros, conseguem levar seus aplicativos para o Windows Azure com mais facilidade ao utilizar amostras de códigos e ferramentas com as quais já estão familiarizados.

Leia o texto completo no blog Port25.

Sobre Porta25

O Porta25 é o portal de interoperabilidade da Microsoft, aqui você vai conferir novidades dos projetos de tecnologia que estão sendo desenvolvidos e que estão em produção. Bem como o andamento e introdução de novos padrões de mercado.

Tags: , , , , ,

Voltar para as notícias

Os comentários estão encerrados.