Zend lança interface para desenvolvimento de aplicativos portáteis para nuvem

Agora os desenvolvedores especializados em linguagem PHP poderão criar aplicativos móveis de cloud computing. É que a Zend Technologies apresentou, durante a conferência ZendCon 2010, realizada na semana passada, nos Estados Unidos, o Zend Framework 1.11.

Trata-se de um framework de aplicativo PHP com mais de 15 milhões de downloads e contribuição de mais de 500 empresas, incluindo a Microsoft, Amazon, IBM, Adobe e Google.

Durante o anúncio, a Zend disse que o novo framework oferece acesso para desenvolvedores aos primeiros lançamentos do projeto Simple Cloud API. Entre eles estão:

· Integração de serviços de documentos, que permite que os desenvolvedores utilizem uma variedade de soluções de storage, como Amazon SimpleDB e Windows Aure Table.

· Integração de serviços de fila, que permite aos desenvolvedores desempenharem operações assíncronas para facilitar o carregamento de páginas pesadas, com pré-caching e outras. Essas integrações podem ser feitas com os serviços Amazon Simple Queue System (SQS), Microsoft Windows Azure Queue e todos os adaptadores suportados pelo componente Zend Framework Zend_Queue.

· Integração de serviços de storage, para que os desenvolvedores levem para a nuvem recursos estáticos como imagens e arquivos. Atualmente, os serviços suportados incluem o Amazon Simples Storage Service (S3), Microsoft Windows Azure Blog storage e Nirvanix.

O acesso ao Windows Azure pela Simple Cloud API pode ser feito através do Windows Azure SDK for PHP, um projeto patrocinado pela Microsoft e desenvolvido pela RealDolmen.

Para saber mais sobre o novo framework para serviços móveis na nuvem, veja o post publicado no blog Port25.

Sobre Vinícius Souza

Djalma Andrade é gerente de estratégias de plataforma da Microsoft. Dedica-se a estudar open source e elaborar estratégias ligadas ao tema.

Tags: , , ,

Voltar para as notícias

Os comentários estão encerrados.