Microsoft e SUSE integram suporte ao Linux no System Center

Por Fabio Cunha*

Como parte de seu comprometimento com iniciativas de software open source e fruto do acordo de colaboração técnica com a SUSE, a Microsoft anunciou uma versão beta de um novo produto que permite que os data centers gerenciem servidores Linux a partir da plataforma de gerenciamento Microsoft System Center.

Em um anúncio conjunto durante a Open Source Business Conference 2012, realizada esta semana em San Francisco (EUA), Microsoft e SUSE apresentaram o SUSE Manager Management Pack para System Center, que integra a plataforma de gerenciamento da SUSE com a da Microsoft.

Durante a conferência, eu fiz uma demonstração da nova tecnologia e lá mostrei como a integração entre os dois sistemas de gerenciamento manterá a compliance nos ambientes de servidores Linux, principalmente no que diz respeito a atualização e instalação de patches nos sistemas Linux.

O Alan Clark, diretor de iniciativas de indústria e padrões emergentes da SUSE, reforçou essa minha apresentação: “essa integração entre o System Center e o SUSE Manager dará aos nossos clientes a capacidade de gerenciar ambientes heterogêneos com Linux e Windows de forma holística, a partir de um único console”, disse.

A integração entre software proprietário da Microsoft e o software open source da SUSE é parte do entendimento das empresas sobre a importância de se fazer as tecnologias interoperáveis em ambientes heterogêneos.

Ainda durante a conferência, Sandy Gupta, gerente geral do Grupo Open Solutions da Microsoft e responsável pelo relacionamento da companhia com a comunidade open source, disse que a interoperabilidade também é essencial em ambientes de cloud computing, onde servidores, storage, rede e software são gerenciados como um único e completo recurso de TI. “A nuvem precisa se adaptar a ambientes heterogêneos nos quais a virtualização é feita em múltiplos hypervisors e sistemas operacionais diferentes”, disse.

Você pode ver mais detalhes sobre a integração do System Center e do SUSE Manager neste post publicado no blog da SUSE.

* Fabio Cunha é Strategy Technical Manager do Open Solutions Group, Microsoft Corporation, Redmond, EUA


Tags: , , ,

Voltar para as notícias

Os comentários estão encerrados.